Resolva o problema das rachaduras em casa seguindo dicas simples

13/Set/2017


As rachaduras podem aparecer por diversos motivos: uma construção mal executada, a localização do imóvel e a falta de manutenção são os principais motivos prováveis pelo surgimento dessas fissuras.

Dependendo do tamanho, até 2 mm, você mesmo pode fazer o reparo, que é meramente estético. Se o problema for na estrutura do imóvel, será necessário contar com ajuda de profissionais especializados para sanar o problema.

Com o intuito de te ajudar, separamos dicas simples, dadas pelo Portal Fazer Mais, para você fazer a manutenção em casa. Ela é bem simples e você precisará de pouco material: uma espátula, gesso em pó, ou massa reparadora, água e lixa fina. Para o acabamento final precisará de rolo, tinta e pincel para fazer os recortes.


Como fazer:

Raspe a superfície com uma espátula de forma a abrir mais o vão da parede ou teto. Preencha todo o interior da fissura com a massa, de modo que penetre sem deixar bolhas de ar. Após a secagem de, em média, de 24 h, lixe com a lixa fina e faça pintura com tinta apropriada;

Outra maneira de tratar as fissuras e rachaduras é utilizar o selante acrílico. Da mesma forma, abra a trinca com uma espátula e passe uma camada generosa do selante, deixando de 2 a 3 mm acima da superfície. Após a secagem, em torno de 15 minutos, passe a espátula para alisar o selante e, em 24 h, estará pronta para ser lixada e pintada. Este tipo de material é indicado também para gesso, alvenaria, madeira, ferro e alumínio.

É importante salientar que este reparo é meramente estético. Se o problema for na estrutura do imóvel, será necessário contar com ajuda de profissionais especializados para sanar o problema.

Após essas dicas, deixe sua casa em perfeito estado e lembre-se de fazer a manutenção periodicamente.