Telhas de concreto: Confira algumas curiosidades

06/Abr/2018

A primeira patente das telhas de concreto foi registrada, em 1844, por Adolf Kroher na Alemanha. Misturando cimento com areia, sua produção era realizada com máquinas de prensagem manual. Desde então, a indústria se modernizou, e essas telhas se tornaram um importante elemento da construção civil.

Graças a essa popularização, as telhas de concreto passaram a ser mais usadas nas construções. Os benefícios são fáceis de identificar, mas também há pontos delicados que devem ser avaliados. Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens das telhas de concreto nas construções.

Vantagens das telhas de concreto

As telhas de concreto também podem ser moldadas no formato colonial, assim como as tradicionais telhas de cerâmica

Separamos quatro características que podem levar você a optar por esse tipo de telha. São elas:
Ajudam a regular a temperatura interna da construção

Você consegue encontrar telhas de concreto em diversos formatos e cores que vão desde o grafite e o marrom até o branco e o marfim. As diferentes tonalidades não só garantem beleza às construções, mas também contribuem para a regulação da temperatura interna dos cômodos. Isso porque cores claras refletem a luz do sol e transmitem menos calor para o interior, sendo ideais para regiões mais quentes.

O oposto acontece com telhas com cores escuras. A luz do sol é mais facilmente absorvida, deixando a temperatura mais agradável em casas localizadas em lugares frios. O resultado dessa escolha não poderia ser melhor: redução do gasto com energia elétrica, já que o uso de aparelhos, como ventiladores ou aquecedores, é reduzido.
São bem mais resistentes e duráveis

Como dissemos, as telhas de concreto são produzidas a partir do cimento e isso traz uma consequência importante: elas ganham no quesito resistência em relação às telhas de cerâmica. Enquanto as primeiras podem apresentar resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força (kgf), as outras contam com apenas 130 kgf.

A chance de as telhas quebrarem durante a carga, descarga e armazenamento no canteiro de obras é baixa, evitando prejuízos de material. Além disso, devido à qualidade e força das telhas, é bem difícil que elas se quebrem, o que torna a manutenção periódica do telhado mais barata.
Possuem menor permeabilidade

Devido a seu processo de fabricação, as telhas de concreto têm uma caraterística essencial: elas absorvem pouca água da chuva e evitam infiltrações. Assim, não precisam suportar o peso da água que se acumula em excesso no telhado, principalmente durante temporais fortes. O resultado é que a estrutura da construção não fica sobrecarregada, garantindo a segurança dos moradores.

Há inclusive nervuras na parte inferior das telhas que impedem a penetração da água arrastada pelo vento. Já na parte de cima, a ausência de água impede a proliferação de fungos que oferecem riscos à saúde e ainda desvalorizam seu imóvel, já que podem manchá-lo e afetar sua estética.
Encaixam perfeitamente

Telhado com telha de concreto

As telhas de concreto ficam perfeitamente encaixadas, o que torna a montagem do telhado mais rápida.

Telhas de concreto são a opção mais adequada para deixar seu telhado sempre com o melhor alinhamento. Diferentemente do que acontece com as telhas de cerâmica durante seu processo de produção, as telhas de concreto não vão ao forno e nem se deformam. São, na verdade, produzidas em fôrmas e permanecem perfeitas visualmente e estruturalmente. É justamente essa padronização que permite o encaixe fácil. E considerando o incremento em precisão, a própria montagem do telhado fica mais rápida.
Desvantagens das telhas de concreto

Telhas de concreto encaixam perfeitamente

As telhas de concreto podem não ser as mais indicadas em locais de temperaturas muito elevadas, já que podem esquentar o ambiente mais do que outros

É preciso pesar também alguns pontos negativos das telhas para que eles não prejudiquem seu objetivo com a obra. São eles:
Podem deixar um ambiente quente demais

Telhas de concreto com cores claras até podem ajudar a regular a temperatura de uma casa, mas ainda correm o risco de esquentar mais do que outros tipos de telhas. Por isso, em regiões de altas temperaturas, talvez não seja tão vantajoso usar esse material para compor o telhado.

Uma dica que pode ajudar nesse sentido é colocar mantas térmicas sob as telhas para diminuir a transferência de calor para o interior da construção.
Podem ter um custo mais elevado

É possível que seja mais difícil comprar telhas de concreto fora dos grandes centros urbanos. Logo, dependendo do local onde se encontra a obra, o material precisará ser transportado e os custos tendem a aumentar.

O próprio preço da telha, quando comparado a outros tipos, acaba sendo um pouco mais alto devido às várias qualidades já citadas aqui, como a alta resistência e a porosidade menor.

E então? As telhas de concreto valem ou não a pena para sua obra? A sua experiência conta bastante nessa hora, então, escreva pra gente o que você acha!

 

Fonte:  https://cimentomaua.com.br