Telhas de concreto: Conheça suas vantagens

20/Jan/2018

A primeira patente das telhas de concreto foi registrada, em 1844, por Adolf Kroher na Alemanha. Misturando cimento com areia, sua produção era realizada com máquinas de prensagem manual. Desde então, a indústria se modernizou, e essas telhas se tornaram um importante elemento da construção civil.

Graças a essa popularização, as telhas de concreto passaram a ser mais usadas nas construções. Os benefícios são fáceis de identificar, mas também há pontos delicados que devem ser avaliados. Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens das telhas de concreto nas construções.

Separamos quatro características que podem levar você a optar por esse tipo de telha. São elas:

Ajudam a regular a temperatura interna da construção

Você consegue encontrar telhas de concreto em diversos formatos e cores que vão desde o grafite e o marrom até o branco e o marfim. As diferentes tonalidades não só garantem beleza às construções, mas também contribuem para a regulação da temperatura interna dos cômodos. Isso porque cores claras refletem a luz do sol e transmitem menos calor para o interior, sendo ideais para regiões mais quentes.

O oposto acontece com telhas com cores escuras. A luz do sol é mais facilmente absorvida, deixando a temperatura mais agradável em casas localizadas em lugares frios. O resultado dessa escolha não poderia ser melhor: redução do gasto com energia elétrica, já que o uso de aparelhos, como ventiladores ou aquecedores, é reduzido.

São bem mais resistentes e duráveis

Como dissemos, as telhas de concreto são produzidas a partir do cimento e isso traz uma consequência importante: elas ganham no quesito resistência em relação às telhas de cerâmica. Enquanto as primeiras podem apresentar resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força (kgf), as outras contam com apenas 130 kgf.

A chance de as telhas quebrarem durante a carga, descarga e armazenamento no canteiro de obras é baixa, evitando prejuízos de material. Além disso, devido à qualidade e força das telhas, é bem difícil que elas se quebrem, o que torna a manutenção periódica do telhado mais barata.

Possuem menor permeabilidade

Devido a seu processo de fabricação, as telhas de concreto têm uma caraterística essencial: elas absorvem pouca água da chuva e evitam infiltrações. Assim, não precisam suportar o peso da água que se acumula em excesso no telhado, principalmente durante temporais fortes. O resultado é que a estrutura da construção não fica sobrecarregada, garantindo a segurança dos moradores.

Há inclusive nervuras na parte inferior das telhas que impedem a penetração da água arrastada pelo vento. Já na parte de cima, a ausência de água impede a proliferação de fungos que oferecem riscos à saúde e ainda desvalorizam seu imóvel, já que podem manchá-lo e afetar sua estética.

Encaixam perfeitamente

AS TELHAS DE CONCRETO FICAM PERFEITAMENTE ENCAIXADAS, O QUE TORNA A MONTAGEM DO TELHADO MAIS RÁPIDA.

fonte:cimentomaua