Cuidados básicos na hora de reformar sua casa

13/Set/2017

A administração de uma obra é uma das etapas de maior importância na construção civil, geralmente ela é feita por um engenheiro ou arquiteto que fica responsável por desenvolver o projeto e também por acompanhar a execução e garantir que o resultado final esteja de acordo como projetado inicialmente. Existem casos em que não há acompanhamento tão próximo do arquiteto ou engenheiro e acaba ficando por sua conta mesmo de estar diariamente na obra e fazer o acompanhamento do processo de execução, consumo de materiais e outros detalhes.

Se este for o seu caso de você estiver acompanhando o processo de construção da sua casa, gostariamos de dar algumas dicas que consideramos importante para ajudar no processo de acompanhamento e administração da obra.

Acompanhe de perto


Não seja um administrador ausente, acompanhei de perto e se possível fique o maior tempo possível na obra para observar o trabalho dos construtores, recepcionar materiais de construção, fazer a devida conferência dos mesmos, fiscalizar o processo de estocagem desses materiais, bem como a administração do consumo adequado deles. Mesmo com um engenheiro responsável pela obra, é importante você mesmo acompanhar tudo de perto para evitar eventuais problemas.

Antecipe certas ações


Pedreiros de mestre de obras têm o hábito de solicitar material em cima da hora, lembramos de muitas ocasiões em que o pedreiro ligava e dizia que estava faltando cimento, mas isto ele alisava quando praticamente já tinha terminado. Então o importante é você antecipar certas ações e avaliar o que será preciso para o dia seguinte ou semana seguinte, tanto material ou serviços agregados que precisaram estar ali.

Faça um planejamento


O ideal é você fazer um checklist ou uma lista de checagem de tudo que precisa ser comprado, observado e discutido com os construtores. Mantenha esta lista sempre atualizada e vá marcando aquilo que já foi resolvido. Esta é uma boa estratégia para você não deixar nada de fora que e ter um controle dos processos de construção e administração da obra.

Seja criterioso na avaliação


Seja criterioso na sua administração, não só no que diz respeito à construção em si, mas também em outros aspectos como respeito à legislação e outros itens ligados a certas burocracias.

Alguns exemplos são:

    Não colocar material de construção na calçada;
    Não usar a rua para fazer massa ou outros usos. Se eventualmente for usado, lavar imediatamente ao uso;
    Cuidados com horários e ruído excessivos e desnecessários;